Cotas de 5% para pessoas transexuais e travestis nos concursos públicos da cidade: esta é a proposta apresentada ao Prefeito Topázio Neto pelo vereador Leonel Camasão (PSOL), por meio de uma indicação. O projeto é baseado em medida semelhante apresentada em São Paulo pela vereadora transexual Erika Hilton, do PSOL. A iniciativa, prevista no II Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT de Florianópolis, também contou com apoio da vereadora Carla Ayres (PT).

A iniciativa foi apresentada durante uma audiência pública realizada em 23 de junho, em alusão ao dia do orgulho LGBT, comemorado no dia 28.

“A população trans é uma das mais afetadas pelo preconceito e ódio contra LGBTs, não só na violência física e moral, mas também em relação a trabalho e renda. É fundamental que tenhamos políticas públicas de reparação e inserção destas pessoas nos espaços públicos”, avaliou Camasão.

Na ocasião, a vereadora Carla também apresentou uma indicação para que a Prefeitura crie o fundo municipal de Políticas LGBT+, iniciativa endossada por Camasão.