O jornalista Leonel Camasão, de 38 anos, é o primeiro homem bissexual eleito para o cargo de vereador em Santa Catarina. Ele obteve 3.975 votos em Florianópolis pela Federação PSOL/Rede. Camasão é também o primeiro vereador vegano da cidade, e pretende atuar no debate sobre proteção animal a partir desta perspectiva.

“Faremos não apenas um mandato para representar as pessoas LGBTIA+, mas para combater o neofascismo e lutar contra o autoritarismo, defender a lei, os direitos humanos e os direitos dos animais”, afirma Camasão.

Casado com Paulo Cordeiro e pai de dois filhos, o ativista iniciou a trajetória em um grêmio estudantil, aos 16 anos. Atuou no Movimento Passe Livre, em ONGs de direitos LGBTIA+ e foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina por quase uma década.

Nos últimos anos, trabalhou como jornalista independente, denunciando episódios de censura ao jornalismo, à arte e à educação em Santa Catarina.

Se tornou vegano em 2022, por influência do marido, que já havia aderido ao veganismo há mais de uma década. “Reconheço e admiro o esforço de indivíduos, organizações e movimentos sociais que buscam promover o veganismo em defesa dos animais, do clima e da saúde. Vocês são fundamentais. Penso que é hora de ir além e construir políticas públicas. Não haverá redução do consumo de animais sem intervenção do Estado. Precisamos de políticos que enfrentem a indústria que mata os animais, polui nosso planeta e adoece a todos nós”, argumenta o vereador eleito.

Apesar de ser seu primeiro mandato, Camasão já acumula certa experiência prévia: ele assumiu o cargo de vereador como suplente em 2022, por 30 dias. Também foi assessor parlamentar do ex-deputado estadual Amauri Soares (PSOL) e do vereador Afrânio Boppré (PSOL), de quem será companheiro de bancada a partir de janeiro de 2025. Em 2018, foi candidato a governador pelo PSOL em Santa Catarina.