Parlamentar apresentou quase 20% das propostas legislativas da casa

 

O vereador Leonel Camasão (PSOL) apresentou 19,04% das iniciativas protocoladas na Câmara Municipal de Florianópolis no primeiro quadrimestre de 2025. Com 289 ações propostas, o parlamentar se consolidou como o mais produtivo.

Leia também

Camasão recebe representante do Ministério dos Direitos Humanos para discutir violência contra pessoas em situação de rua

Camasão denuncia PMs que torturaram pessoas em situação de rua ao MPSC

O volume de projetos tem crescido. Entre janeiro e abril, a taxa de produção subiu 272,73%. No último mês, foram 123 propostas registradas, em janeiro; 33, em fevereiro; 58, e em março; 75.

Ao todo, o mandato apresentou 195 indicações (sugestões de medidas enviadas ao prefeito), 81 requerimentos (pedidos de informação), seis projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo, dois projetos de resolução e duas moções (homenagens).

O vereador destaca produções sobre direitos humanos e discriminação, como o PL Derlei de Luca, que substitui nomes de aparelhos públicos que homenageiam violadores de direitos humanos. Outra proposição relevante é a que proíbe elevadores de serviço distintos de sociais. “São ações que fomentam a cultura democrática. Garantir memória, verdade e justiça faz com que a pluralidade social. E, nesse sentido, impedir que trabalhadores sejam segregados de espaços de uso comum é fazer a democracia valer na prática”, diz Camasão.

Ele ainda adianta estar trabalhando em um projeto de lei de aluguel social. “É inaceitável que pessoas vivam nas ruas de Florianópolis. Trabalhamos para que todos tenham direito a residência”, conclui.