O vereador Leonel Camasão (PSOL) apresentou ontem (30) uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-secretário de Assistência Social de Florianópolis, Bruno Souza, por promover e incitar o preconceito contra a população das regiões Norte e Nordeste do país presentes no estado de Santa Catarina.

Em postagens em suas redes sociais, o ex-secretário propõe um “controle migratório” para barrar a livre circulação desses cidadãos entre os estados brasileiros. Sem nenhuma fundamentação, ele generaliza e relaciona essa população à criminosos. “Santa Catarina é hoje o estado mais impactado pela migração interna. […] recebemos o pior que o Brasil produz: criminosos, assaltantes, traficantes”, afirma.

Seu discurso de ódio direcionado aos migrantes internos brasileiros, em especial aos nortistas e nordestinos, promove ainda mais o racismo, a xenofobia e aumenta a exclusão social que esses cidadãos já sofrem em nosso estado. Por fim, a denúncia faz o pedido da adoção de medidas cabíveis para responsabilizar o autor das postagens de maneira cível e penal.

Leia também

Após denúncia de Camasão, MPF processa criminalmente deputado Jessé Lopes por falas homofóbicas

Mais de 90% das pessoas com HIV em Florianópolis não utilizam gratuidade no transporte público