O jornalista Leonel Camasão vai assumir o mandato de vereador na Câmara de Vereadores de Florianópolis. A posse está prevista para o dia 15 de junho, e fará alusão ao mês do orgulho LGBT+. Ao assumir a cadeira no legislativo, Camasão será o 2º homem bissexual a ocupar uma vaga de vereador na história do país.
Durante o período como vereador, Camasão pretende atuar em defesa dos direitos da população LGBT+, de políticas públicas para cultura e comunicação, de transparência no Executivo Municipal e de combate à extrema-direita e à violação de Direitos Humanos.
“Creio ser um momento histórico não só para mim, mas para a comunidade LGBT+ de Florianópolis e do estado. A bissexualidade ainda enfrenta muitos preconceitos, dentro e fora de nossa comunidade, e constituir lideranças bissexuais é fundamental para que as novas gerações de LGBT+ tenham referências positivas em espaços de poder”, avaliou Camasão.
Pai de dois meninos, Camasão tem 35 anos e mora no bairro José Mendes com seu companheiro, Paulo Lisboa Cordeiro. Teve atuação no movimento estudantil, em ONGs LGBT+ e no Sindicato dos Jornalistas. Concorreu ao governo de Santa Catarina em 2018 e em 2020 ficou como vereador suplente na capital. Também foi assessor parlamentar por dois anos no gabinete do vereador Afrânio Boppré (PSOL). Atualmente, é o presidente do PSOL Florianópolis.
Camasão ficará na Câmara por 30 dias, em esquema de rodízio entre os vereadores titulares e suplentes da bancada do PSOL. Ele assume no lugar de Cíntia da Coletiva Bem Viver, que vai se licenciar durante o período.