O vereador Leonel Camasão (PSOL) apresentou uma moção de aplauso à ONG Santa Cannabis, associação de pacientes em tratamento com derivados da Cannabis, sediada em Florianópolis.  A organização trabalha com pesquisa e divulgação sobre os benefícios da medicina canabinoide, melhorando a vida de milhares de famílias no Brasil e no mundo.
“Há uma disputa no uso medicinal da cannabis. Precisamos decidir se queremos um modelo de importação, onde outros países ganham muito dinheiro às custas dos brasileiros, ou se avançaremos para um modelo de produção própria. É isto que defendo”, afirmou o vereador.
“Não podemos deixar que o preconceito e a política de criminalização das drogas impeça a população de acessar um remédio de eficiência comprovada. A legalização pode ajudar nosso país a enfrentar a crise, como já ocorre em outros países”, avaliou.
A ONG agradeceu a iniciativa nas redes sociais. “É muito gratificante ver que o nosso trabalho tem sido reconhecido! A nossa missão é curar, é ajudar quem precisa, por isso, esse gesto é um reflexo do cuidado e carinho que temos por nossos pacientes, colaboradores e parceiros! ?”, publicaram no Instagram.
Atualmente, a Santa Cannabis atende cerca de 1.500 pacientes em todo o país, com trabalhos em diversas frentes, como acolhimento humano e veterinário, assessoria jurídica, apoio à pesquisa em universidades, cursos de cultivo e extração, comunicação social através do Santa Cannabis Podcast e lives. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso médico do canabidiol pode ser indicado para o controle da epilepsia e tratamento da ansiedade, além de servir como medicamento anti-inflamatório, antiasmático e para propriedades antitumorais. Além disso, tem usos relacionados a dor crônica, insônia, autismo, epilepsia, depressão, e ainda, náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia em pacientes com câncer.