O Ministério Público Federal (MPF) acatou a denúncia feita pelo vereador Leonel Camasão contra o deputado estadual Jessé Lopes (PL), sobre comentários hostis e preconceituosos contra a comunidade LGBTQIA+ que frequenta a Praia da Galheta, em Florianópolis.
Durante uma sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em 26 de fevereiro deste ano, o deputado usou a tribuna para proferir diversas injúrias e comentários discriminatórios. Em referência à atividade tradicional praticada no local, Jessé Lopes afirmou que a praia não era naturista, e sim uma “praia de bixa”. O deputado ainda referiu-se ao Bar do Deca – que tradicionalmente acolhe a comunidade LGBTQIA+, localizado entre as praias Mole e Galheta – como “Bar de Queima Rosca”. Não contente em expor seu preconceito em tribuna, Jessé repostou em suas redes sociais as declarações de ódio.
Em 11 de março deste ano, o vereador Camasão encaminhou uma denúncia sobre a conduta de Jessé Lopes ao MPF. Na última sexta (5), o órgão acatou a acusação e agora processa criminalmente o deputado estadual do PL. O processo agora segue em segredo de justiça.
Leia também
Mais de 90% das pessoas com HIV em Florianópolis não utilizam gratuidade no transporte público